EDUCAÇÃO É A MAIOR APOSTA DA IGREJA, AFIRMA O PRESIDENTE DA CEAST

O Arcebispo do Lubango disse, à Rádio Vaticano, que a educação constitui o campo de maior colaboração entre a Igreja e o Estado angolano.

O objectivo do empenho da Igreja é diminuir os níveis de analfabetismo no país.

Questionado sobre a expansão da Universidade Católica de Angola para as demais dioceses, Dom Gabriel Mbilingue, explicou que a CEAST está a cumprir as orientações do Secretariado de Estado para o ensino superior que aboliu os chamados Pólos Universitários.

 “O Secretário do Ensino Superior impôs, através de um decreto, que se abolisse os chamados pólos universitários. Em Angola foram criadas cinco regiões pelo Estado, é na região que se criam novas universidades” – disse.

“Por exemplo: A Universidade Agostinho Neto, que é aquela estatal, também ela deixa de ter pólos. E isso cria para nós o teor do problema, uma coisa é termos o pólo e outra coisa é criarmos uma universidade autónoma, embora se chame Universidade Católica, mas é Universidade Católica de Benguela, Universidade Católica de Luanda, é isso que está em jogo” – precisou.

“Isso significa que temos de ter critérios e condições, não só a nível de infra-estruturas, porque por exemplo a nível de pólo nós poderíamos ter a Faculdade de Medicina da Universidade Católica. Ao invés de funcionar em Luanda esta funciona por exemplo no Lubango. Agora já não é possível assim, não vais criar uma universidade católica numa província, numa diocese com apenas uma faculdade, não tem sentido” - acrescentou.

 

“Esse é um dos problemas grandes que temos, embora possamos até dizer que a nível de pessoal qualificado, eu creio que teríamos o suficiente para termos numa província, numa diocese uma universidade católica”- concluíu.    

 


<< Voltar   Acrescentar Comentário

Documentos relacionados (0)

Mostrar

Comentários (0)

Nenhum comentário existe..
Every one of our article posts has been categorised by the writer in two different ways. First, the post is linked to the section of the newspaper that it relates to. The front page of the site has links to the archives of these sections. This is simple.
The second way, however, is more involved. The writer adds keywords to each post to more finely describe the subject matter. These are called 'tags'.
We're not the only people to use tags. Del.icio.us and Flickr are the most notable, and well worth exploring.